
Empresas brasileiras levam tecnologias e soluções para o setor na Colômbia com o objetivo de fomentar o comércio exterior.
Nos últimos dias 02 e 03 de abril, o CEO da Reunion Engenharia, Tercio Dalla Vecchia, participou das Rodadas de Negócios em Cali, na Colômbia. O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, uma parceria entre o APLA (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e a APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem como missão comercial a realização de Rodadas de Negócios e palestras técnicas sobre o setor sucroenergético brasileiro.
Especializada em implantação completa de usinas de açúcar e destilarias de etanol, desde os estudos conceituais até os projetos executivos, a Reunion esteve entre as 30 empresas brasileiras a participar das reuniões para fomentar o comércio exterior do setor e introduzir tecnologias brasileiras em diversos países.
“O evento foi um sucesso e as palestras foram de excelente nível. A organização está de parabéns. Notei entusiasmo por parte do setor sucroenergético das usinas que nos visitaram. Energia elétrica e produção de etanol estavam na pauta de desenvolvimento da América Latina e todos estavam muito interessados em conhecer nossa tecnologia brasileira, assim como a tecnologia da Reunion que envolve a fabricação de todos os tipos e qualidades de açúcar e etanol; sistemas de cogeração e exportação de energia elétrica; utilização de subprodutos (bagaço, vinhaça, melaço, etc) e otimização de balanços de processos em água e vapor, visando excedentes econômicos de energia”, descreveu Dalla Vecchia.
Outros assuntos também destacados nas reuniões foram quanto as soluções em elaboração de projetos detalhados de equipamentos para todos os setores de uma usina. “Contextualizei a recepção e preparo de cana, tratamento de caldo, evaporação de caldo, fabricação de açúcar, manuseio e armazenamento de açúcar, fermentação, destilação, desidratação, manuseio e armazenamento de etanol”, finalizou o CEO.
Nos dois dias de evento, a Reunion fez contato com várias usinas e grupos como: Ingenios Rosaralda, Incauca, Providência, La Unión, CNP, Pichichi, Maple, Carmelita, Valdez, Cassa, Chaparrastique, Tampisque, Riopaila e outros. Também recebeu grupos de estudos, fabricantes de equipamentos, desenvolvedores de negócios, etc.
O evento foi realizado no Hotel Real Intercontinental com apresentações dos especialistas brasileiros: Guilherme Nastari, diretor da Datagro; Gustavo Ranzani Herrmann, presidente da ABCBio (Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico) e de Jaime Finguerut, gerente de Desenvolvimento Estratégico do CTC (Centro de Tecnologia Canaviera).
Da Colômbia, os palestrantes William Andrés Ocampo Duque, diretor da Universidade Javeriana e Javier Carboneli, diretor do Programa de Agronomia da Cenicaña (Centro de Pesquisas de Cana-de-açúcar da Colômbia) discorreram sobre o setor sucroenergético colombiano.
Sobre a Reunion Engenharia – Fundada em 17 de junho de 1993, a empresa possui sede em Santana de Parnaíba e filial em Ribeirão Preto, SP. A Reunion Engenharia se destaca pelo número de projetos já realizados, principalmente, no setor sucroenergético, pela busca da redução dos impactos ambientais, priorizando a segurança e pelas ações estratégicas em prol do setor. Entre os Projetos de usinas de açúcar, etanol e indústrias de outros segmentos já implantadas, somam mais de 500 trabalhos em quase todos os Estados do Brasil e, também, em outros países como Alemanha, Austrália, Áustria, Bolívia, Cuba, Estados Unidos, Filipinas, Ilha da Madeira, Índia e Peru.