
Fórum de debates e discussões técnicas e políticas setoriais enriqueceram evento que aconteceu em Araçatuba
Organizado pela União dos Produtores de Bioenergia (UDOP) em parceria com a Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (STAB), a sexta edição reuniu profissionais de usinas de todo o país e mostrou a importância de unir forças para o setor.
Mais de 100 temas diferentes abordados, divididos em 10 salas temáticas, com 170 palestrantes e moderadores fizeram do Congresso um importante fórum de debates e discussões técnicas e políticas setoriais que devem servir como trampolim para que o setor volte a crescer e vença uma das piores crises de seus quase cinco séculos no Brasil.
Segundo Dalla Vecchia, o evento teve diversas discussões interessantes com destaque maior no painel sobre o tema ‘Etanol celulósico – Projeto Raízen’ ministrado pelo diretor executivo de Produção da Raízen, Antonio Alberto Stuchi. “A experiência desse Grupo quanto a implantação de etanol de segunda geração na Unidade Costa Pinto é uma inovação bastante desafiadora com equações financeiras muito bem estabelecidas”, observou.
Outro ponto alto do evento, na concepção do engenheiro, foi o debate ‘A comunicação estratégica no momento de crise’. “Percebo que a comunicação do setor ainda continua problemática, está difícil encontrar uma agenda comum entre os próprios produtores de álcool e, por sua vez, as entidades de classe ainda não conseguiram estabelecer uma comunicação eficiente”, ressaltou.