JSM COMUNICACAO
  • Página Inicial
  • A Empresa
  • Quem Somos?
  • Serviços
    • Assessoria de Imprensa e Comunicação Externa >
      • Press Releases e Sugestões de Pautas
      • Relações com a Mídia
      • Artigos
      • Visitas ao Cliente
    • Assessoria para Comunicação Interna ou Corporativa >
      • Comunicação Dirigida Escrita
      • Revisão de Textos
      • Comunicação Digital
      • Website
    • Outras Ferramentas da Comunicação >
      • Memória Empresarial
      • Apoio em Eventos
      • Boletim Informativo Online ou Newsletter
  • Releases
  • Clientes | Parceiros
  • Contato

Produzir energia em termoelétricas queimando biomassa (cavacos, resíduos e palhas) é viável tecnicamente e economicamente

21/8/2018

0 Comments

 
Picture
Serviços oferecidos pela Reunion Engenharia incluem estudos básicos, projetos de implantação, gestão, engenharia do proprietário, EPCm tanto para integração de Termoelétricas à sistemas geradores existentes em Usinas quanto a implantações Greenfield
O cavaco de madeira, resíduo de serrarias e ponteiras de árvores de eucalipto e pinus, principalmente no sudeste do Brasil, é um recurso renovável que pode ser destinado à produção de energia em fornos e caldeiras por ser abundante e apresentar alto poder calorífico.
 
Nos dias atuais, são gerados anualmente cerca de 41 milhões de toneladas de resíduos madeireiros provindos da indústria de processamento de madeira e da colheita florestal, que seria capaz de gerar energia equivalente a 1,7 GW/ano. Como esse potencial ainda é subutilizado, investimentos nessa área são sempre desejáveis.
 
O Brasil possui hoje cerca de 7,1 milhões de hectares de florestas plantadas de eucaliptos, principalmente com as espécies dos gêneros Eucalyptus e Pinus, sendo que as regiões Sul e Sudeste possuem a maior potencialidade de geração de energia.
 
Com duas fontes potenciais geradoras de energia, tanto o cavaco de madeira quanto a palha de cana podem se transformar, gerar e exportar energia elétrica. Como? Implantando pequenas centrais termoelétricas. A ideia está alinhada com a tendência mundial de investir em geração de energia elétrica distribuída. Este conceito se opõe ao modelo tradicional que depende de grandes usinas e extensas linhas de transmissão.
 
Entre as vantagens de se gerar energia em pequenas centrais termoelétricas, pode-se destacar que o modelo é economicamente atraente na medida em que reduz os custos e investimentos em subestações de transformação e em capacidade adicional para transmissão, além de reduzir perdas nas linhas de transmissão e distribuição.
 
Para que sejam economicamente atrativas, as pequenas Centrais Termoelétricas devem ter o conceito baseado na utilização de equipamentos de alto rendimento, que apresentem baixo custo de implantação e de operação.
 
Na Dinamarca, assim como em outros países europeus e asiáticos, foram instaladas uma série de pequenas unidades termoelétricas com o conceito de geração distribuída que utilizam a biomassa como combustível. Estas plantas são estrategicamente posicionadas em relação às fontes de biomassa e ao acesso à rede elétrica. 
 
De acordo com o CEO da Reunion, Tercio Dalla Vecchia, as unidades recebem diversos tipos de palha em fardos que são alimentados diretamente às caldeiras, sem necessidade de que os fardos sejam desfeitos ou a palha picada. “Além de reduzir o espaço para armazenamento da biomassa, a utilização direta da palha em fardos reduz os custos operacionais”, disse.
 
Vale lembrar que, a Reunion, em parceria com a empresa dinamarquesa DPCleantech (DPCT), trouxe na FENASUCRO 2016 uma tecnologia de caldeira de fardos que permite utilizar qualquer tipo de combustível sólido corrosivo e que opera diretamente com os fardos, eliminando os problemas com a queima da palha por conta do sistema diferenciado de alimentação – sem necessidade de desenfardar (menor CAPEX e OPEX).
 
A Central Termoelétrica é composta das seguintes partes: Recepção e armazenamento de fardos de palha; Caldeira para produção de vapor; Turbogerador (gerador de eletricidade acionado por turbina a vapor); Condensador; Sistema de captação e tratamento de água; Sistema de tratamento e disposição de efluentes; Subestações; Linha de Transmissão e Conexão com o Linhão.
 
O CEO afirma que, o Projeto se paga em, aproximadamente, seis anos. “Alavancando com financiamento do BNDES, o tempo de retorno para o investidor pode ser de apenas três anos”, completou.
 
Quer saber mais sobre como otimizar a parte energética de sua planta industrial? Visite o novo site da Reunion Engenharia http://www.reunion.eng.br/projetos-de-termoeletricas- ou entre em contato com a equipe técnica. 


Informações à imprensa
JSM Comunicação
Jaqueline Stamato Taube

jaqueline.stamato@jsmcomunicacao.com.br
+39 348 1318374
0 Comments

NOVO SITE: Reunion repaginada lança novo site Seja Bem-Vindo!

17/8/2018

0 Comments

 

Nova plataforma traz facilidades nas informações em suas competências, soluções, treinamentos e projetos
​
Picture
No ano que completa os memoráveis 25 anos de atuação (17/06/2018), a Reunion Engenharia, que muito faz, emprega e desenvolve projetos e soluções para diversos processos industriais pelo mundo, lança novo site Institucional.
 
A nova plataforma web reúne importantes informações da história da empresa, sua estrutura organizacional, conteúdos técnicos através de suas competências de gerenciamento, projetos, assessoria, soluções, depoimentos de clientes, notícias e publicações.
 
O novo site apresenta fácil navegação e foi desenvolvido no conceito (responsivo) mais atual de programação e tecnologia em que o acesso é facilitado por qualquer aparelho móvel, como por exemplo: Iphones, Ipads e computadores, e o endereço de acesso é o mesmo http://www.reunion.eng.br.
 
De acordo com Diogo Falcão Dalla Vecchia, gerente de novos negócios, sócio na Reunion Engenharia e incentivador do novo site, a plataforma ainda conta com rol de soluções em sistemas e equipamentos inigualáveis. “Fico muito satisfeito que este projeto foi concluído e esperamos colher os frutos para o qual foi planejado. Tenho convicção que será muito útil aos nossos clientes e colaboradores, afinal é um projeto que ficará em constante atualização”, comentou.
 
Para o CEO Tercio Dalla Vecchia, a Reunion busca ferramentas modernas e funcionais para levar aos usuários e colaboradores informações corporativas de forma dinâmica e inteligente. “Este é o perfil da Reunion: fornecer bens e serviços que contenham a boa tecnologia de forma a resultar em confiança, segurança, bem-estar e remuneração adequada para nossos clientes, colaboradores e para a própria empresa", concluiu.
 
O novo site passou por alguns testes clínicos durante a semana que antecedeu à Fenasucro e já está no ar com perfeito desempenho e navegação. 
 
Sobre a Reunion Engenharia – Fundada em 17 de junho de 1993, a empresa possui sede em Santana de Parnaíba e filial em Ribeirão Preto, SP. A Reunion Engenharia se destaca pelo número de projetos já realizados, principalmente, no setor sucroenergético, pela busca da redução dos impactos ambientais, priorizando a segurança e pelas ações estratégicas em prol do setor. Entre os Projetos de usinas de açúcar, etanol e indústrias de outros segmentos já implantadas somam mais de 1.000 trabalhos em quase todos os Estados do Brasil e, também, em outros países como Alemanha, Austrália, Áustria, Bolívia, Cuba, Estados Unidos, Filipinas, Ilha da Madeira, Índia e Peru.

Informações à imprensa
JSM Comunicação
Jaqueline Stamato Taube

jaqueline.stamato@jsmcomunicacao.com.br
+39 348 1318374
0 Comments

Inscrições abertas: não perca o Curso de Balanço de Massa e Energia

14/8/2018

0 Comments

 
Picture
Módulo sobre Balanço de Massa e Energia será ministrado na segunda quinzena de outubro, em Ribeirão PretoParagraph./div>
A Reunion Engenharia estará promovendo durante a Fenasucro o Curso sobre ‘Balanço de Massa e Energia’, que irá acontecer nos dias 17, 18 e 19 de outubro, para engenheiros, técnicos, supervisores de produção, operadores e gerentes de usinas e destilarias.   
 
A capacitação de profissionais sempre foi um item fundamental do portfólio da Reunion, principalmente, quando se trata de tecnologia aplicada em usinas de açúcar, etanol e energia. Além dos Cursos, a capacitação inclui Treinamento In Company de acordo com a necessidade do Grupo.
 
Com o objetivo de expor os diversos processos envolvidos em uma planta energética e dar dicas de como aumentar a eficiência da usina, o curso irá abordar assuntos como conceitos básicos de termodinâmica aplicados na usina de açúcar e etanol; relações entre a quantidade de matéria e energia de cada corrente de processo; identificação de gargalos e pontos de baixa eficiência e produtividades, bem como melhorias e otimizações na sua empresa.
 
Os alunos são desafiados a identificar os principais pilares do Balanço de Massa e Energia, bem como suas dificuldades enfrentadas. No decorrer do curso, a integração entre eles permite uma dinâmica interessante que contempla em analisar juntos os conceitos técnicos, os volumes de controle, a lei da conservação da massa e da energia, os sistemas de equações, os dados de entrada e as medições do processo produtivo.       
 
O módulo inclui parte teórica pela manhã e prática no período da tarde, o qual os alunos desenvolverão o seu próprio balanço. Ao final do curso, os participantes receberão o Certificado de participação. As inscrições poderão ser feitas no estande (Pavilhão 1 Box A08). Basta preencher as fichas cadastrais e se informar sobre os valores para grupos.
  
 
Serviços:
Curso de ‘Balanço de Massa e de Energia’
Data: 17, 18 e 19 de outubro de 2018
Local: Stream Palace Hotel em Ribeirão Preto/SP
Horário: a partir das 8 horas
Inscrições: cursos@reunion.eng.br
Mais Informações: (16) 3623 5384
Vagas Limitadas
 
Sobre a Reunion Engenharia – Fundada em 17 de junho de 1993, a empresa possui sede em Santana de Parnaíba e filial em Ribeirão Preto, SP. A Reunion Engenharia se destaca pelo número de projetos já realizados, principalmente, no setor sucroenergético, pela busca da redução dos impactos ambientais, priorizando a segurança e pelas ações estratégicas em prol do setor. Entre os Projetos de usinas de açúcar, etanol e indústrias de outros segmentos já implantadas somam mais de 1.000 trabalhos em quase todos os Estados do Brasil e, também, em outros países como Alemanha, Austrália, Áustria, Bolívia, Cuba, Estados Unidos, Filipinas, Ilha da Madeira, Índia e Peru.
 
 
Informações à imprensa
JSM Comunicação
Jaqueline Stamato Taube

jaqueline.stamato@jsmcomunicacao.com.br
+39 348 1318374
0 Comments

REUNION 25 ANOS

14/8/2018

0 Comments

 
Picture
A REUNION Engenharia está completando 25 anos de existência em 2018 e deve todos eles a cada um de seus colaboradores e clientes.
 
Um trabalho feito com comprometimento, dedicação, honestidade e seriedade sempre gera bons frutos.
 
Que o futuro comece agora e reserve ainda mais Sucesso e Satisfação!
 
Afinal, juntos, somos um grande time!
 
www.reunion.eng.br
0 Comments

Melhoria na Captação de Água traz mais segurança operacional

14/8/2018

0 Comments

 
Picture
Obra finalizada nesta entressafra atendeu a necessidade de dar maior segurança e confiabilidade na operação do sistema de captação de água 
 
Com o objetivo de mitigar risco de rompimento da adutora do sistema de captação e recalque de água da Unidade Narandiba da Cocal, localizada na cidade de mesmo nome, a Reunion realizou um trabalho de engenharia que consistiu em levantamentos, avaliações e alterações de um projeto já existente incluindo tubulações e acessórios que não estava adequado às condições de operação.
 
Os limites do projeto para melhoria na captação de água foram desde o rio onde é realizada a captação até o tanque de chegada na indústria (Água bruta). Para o desenvolvimento do trabalho, foram realizados levantamento de campo, simulações, relatórios técnicos, dimensionamento e especificação de tubos e acessórios. O estudo consistiu em analisar o sistema em regime permanente e transiente (golpe de aríete) ao longo de toda a adutora.
 
As obras foram realizadas nesta entressafra 2017/18 e a partida aconteceu em março deste ano atendendo às expectativas. Segundo concluiu o engenheiro Murilo Borges, da equipe da Reunion Engenharia, cerca de 460 metros de tubos deveriam ser trocados. “Foi necessário também dimensionar um novo bloco de ancoragem para garantir uma absorção apropriada dos esforços em uma das curvas”, disse.   
        
Sobre a Reunion Engenharia – Fundada em 17 de junho de 1993, a empresa possui sede em Santana de Parnaíba e filial em Ribeirão Preto, SP. A Reunion Engenharia se destaca pelo número de projetos já realizados, principalmente, no setor sucroenergético, pela busca da redução dos impactos ambientais, priorizando a segurança e pelas ações estratégicas em prol do setor. Entre os Projetos de usinas de açúcar, etanol e indústrias de outros segmentos já implantadas somam mais de 1.000 trabalhos em quase todos os Estados do Brasil e, também, em outros países como Alemanha, Austrália, Áustria, Bolívia, Cuba, Estados Unidos, Filipinas, Ilha da Madeira, Índia e Peru.
 


Informações à imprensa
JSM Comunicação
Jaqueline Stamato Taube

jaqueline.stamato@jsmcomunicacao.com.br
whatsApp: +39 348 1318374
0 Comments

    Autor

    Jaqueline Stamato
    Assessora de Imprensa

    Arquivos

    October 2018
    September 2018
    August 2018
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    June 2017
    December 2016
    November 2016
    August 2016
    May 2016
    March 2016
    February 2016
    October 2015
    July 2015
    June 2015
    May 2015
    March 2015
    November 2014
    October 2014
    August 2014
    July 2014
    May 2014
    April 2014
    March 2014

    Categorias

    All
    Cantões Da Cana
    Coaching Digital
    Cogeração De Energia
    Destilaria Melhoramentos
    Hospedagem Nuvem
    Planetário G3 Full

    RSS Feed

MOBILE +39 348 131 8374
jaqueline.stamato@jsmcomunicacao.com.br
© JSM Comunicação | 2014 | Todos os Direitos Reservados