JSM COMUNICACAO
  • Página Inicial
  • A Empresa
  • Quem Somos?
  • Serviços
    • Assessoria de Imprensa e Comunicação Externa >
      • Press Releases e Sugestões de Pautas
      • Relações com a Mídia
      • Artigos
      • Visitas ao Cliente
    • Assessoria para Comunicação Interna ou Corporativa >
      • Comunicação Dirigida Escrita
      • Revisão de Textos
      • Comunicação Digital
      • Website
    • Outras Ferramentas da Comunicação >
      • Memória Empresarial
      • Apoio em Eventos
      • Boletim Informativo Online ou Newsletter
  • Releases
  • Clientes | Parceiros
  • Contato

Projeto inédito de cogeração de energia a partir de biomassa de eucalipto tem turbina TGM

2/2/2016

0 Comments

 
Imagem
​Turbina TGM de reação tem capacidade para cogerar 12 MW de energia elétrica

Além da fábrica, 56 mil casas serão beneficiadas com a energia elétrica sustentável deste projeto

A busca mundial por fontes alternativas na geração de energia elétrica é constante e tem fortalecido muito o conceito de queima de eucaliptos oriundos de florestas plantadas. O Brasil está plenamente inserido nestas tecnologias e é o pioneiro em alguns casos.
 
Em 2014, foi inaugurada a primeira planta de cogeração de energia a vapor a partir da queima de biomassa de eucalipto, no Complexo Industrial de Aratu, em Candeias, BA. Este projeto, pioneiro no setor petroquímico e o primeiro da ERB (Energias Renováveis do Brasil) em parceria com a TGM, está em funcionamento e abastece a maior unidade da Dow, com energia limpa, substituindo parte do gás natural que abastece a empresa.
 
O equipamento fornecido é uma Turbina TGM de reação de 17 MW de potência, modelo BTE 32 com extração controlada que fornece dois tipos de vapor ao processo da Dow, sendo 17 e 6 bar (a) de pressão e, ainda, energia elétrica.
 
Com este projeto, a Dow substituiu 150 mil metros cúbicos diários de gás natural, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa. A unidade tem capacidade para produção anual de 1,08 milhão de toneladas de vapor industrial e 108 mil MWh de energia elétrica.
 
O investimento de aproximadamente R$ 265 milhões é responsável pela geração de 1,3 mil empregos diretos e 3,4 mil indiretos, nas áreas industrial e florestal. A Turbina TGM instalada na Dow do Brasil utiliza práticas sustentáveis de geração de energia com tecnologia 100% nacional.
 
Esta ação, além de reduzir as emissões de dióxido de carbono da planta em cerca de 170 mil toneladas por ano, traz benefícios para as pessoas, para o meio ambiente e para o crescimento da região.
 
"Este projeto proporcionará ainda a cogeração de 12 MW de energia, que será comercializada por meio da rede elétrica da Bahia. Essa quantidade é suficiente para suprir o consumo mensal de 56 mil casas”, disse Carlos Palleta, gerente de desenvolvimento de Negócios da Unidade Turbinas.
 
Sobre a TGM
Sediada em Sertãozinho, SP, a TGM constitui as Unidades de Turbinas, Transmissões e Serviços, possui também outras três empresas sendo em Maceió, AL, em São José dos Campos, SP e em Nürnberg, na Alemanha e está presente em mais de 40 países com mais de 550 clientes atendidos anualmente. Com infraestrutura e tecnologia avançadas, equiparadas às maiores fábricas do mundo, a TGM é considerada a maior empresa da América Latina no segmento de turbinas a vapor, redutores e serviços. Em equipamentos novos são mais de 1.000 turbinas, 1.300 redutores planetários e 550 redutores de eixos paralelos fabricados. Em serviços como revisão, recuperação, modernização e outros mais de 2.800 turbinas, 2.000 redutores planetários e 1.000 redutores de eixos paralelos passaram pela TGM.

Informações à imprensa
JSM Comunicação
Jaqueline Stamato Taube

jaqueline.stamato@jsmcomunicacao.com.br
Fone: (16) 9 9221.2613
 
0 Comments

Linha de redutores planetários para setor eólico traz inovação nos acionamentos

2/2/2016

0 Comments

 
Imagem
Rolamentos auto compensadores no eixo de saída para melhor absorção do esforços axiais e radiais

Fonte de geração de energia elétrica que mais cresce no Brasil conta com linha de redutores
TGM para acionamentos do Yaw e Pitch e serviços para atendimento

Imagem
O Brasil reúne uma diversificada matriz energética, que abrange as fontes hidráulica, biomassa, eólica, térmica e solar. O país se difere das demais nações pela capacidade de produção de energia a partir de fontes renováveis e limpas. Nesse contexto, a matriz eólica vem ganhando espaço com uma atual capacidade de energia eólica instalada de 8,71 GW e outros 10 GW em construção, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).
 
Apenas como referência, a participação atual da energia eólica na matriz energética brasileira é de 5% e a estimativa para 2020 é de 12%. Com o mercado eólico em pleno desenvolvimento, a cadeia nacional de suprimentos se adequa ao novo cenário e a TGM está pronta para se expandir com competitividade reduzindo a dependência de componentes eólicos importados.
 
Dos quatorze setores industriais que a multinacional brasileira sediada em Sertãozinho atende, o setor eólico é o que tem ganhado corpo em função da linha RPW da TGM (Linha de Redutores Planetários Wind), desenvolvida para atender as demandas do setor eólico quanto aos acionamentos do Yaw e Pitch.
 
“O objetivo é oferecer aos fabricantes de aerogeradores um produto inovador com qualidade e segurança, conforme as exigências e critérios do setor eólico e que assegure sua disponibilidade operacional”, disse Frederico Teixeira, gerente de desenvolvimento de negócios eólico da Unidade de Negócio Transmissões TGM. Para ele, a experiência da empresa nesta tecnologia se baseia em sua consolidada competência em redutores planetários e de eixos paralelos, fabricados e instalados no mundo.
 
Alguns destaques da linha RPW são os rolamentos autocompensadores no eixo de saída para maior resistência aos esforços radiais e axiais, defletores nas flanges intermediárias com a individualização dos estágios e, ainda, suportes planetas com design diferenciado para maior robustez.
 
Além da linha de redutores eólicos RPW, a TGM produz componentes como engrenagens, eixos, partes e peças ou subconjuntos utilizados em aerogeradores, com destaque para o Yaw Gear. Também faz parte do escopo a realização de serviços em redutores e/ou multiplicadores de qualquer tamanho e fabricante.
 
“Em se tratando de fornecimento nacional de bens e serviços para o segmento eólico, a TGM se posiciona como forte fornecedora de soluções em transmissões e componentes, bem como de um sistema de proteção, controle e monitoramento”, esclareceu Frederico Teixeira.
 
Sistema ProteTork® – o ProteTork® é um sistema microprocessado de classe IP65 desenvolvido para monitoramentos, registros e proteções dos redutores RPW, além de serem configuráveis de acordo com o tamanho e aplicação dos redutores. Além da proteção do RPW, o sistema protege todo o Yaw System e Pitch System, protegendo os demais componentes do sistema de eventuais sobrecargas.
 
“Temos uma estrutura fabril moderna e equipe especializada para realizar serviços diferenciados em redutores e multiplicadores”, completou o gerente de desenvolvimento de negócios eólico.
 
 
Sobre a TGM
Sediada em Sertãozinho, SP, a TGM possui outras três unidades sendo: Maceió, AL, São José dos Campos, SP e em Nürnberg, na Alemanha. Com infraestrutura e tecnologia avançadas, equiparadas às maiores fábricas do mundo, a TGM é considerada a maior empresa da América Latina no segmento de turbinas a vapor, redutores e serviços. Está presente em mais de 40 países com mais de 550 clientes atendidos anualmente. Em equipamentos novos são mais de 1.000 turbinas, 1.300 redutores planetários e 550 redutores de eixos paralelos fabricados. Em serviços como revisão, recuperação, modernização e outros mais de 2.800 turbinas, 2.000 redutores planetários e 1.000 redutores de eixos paralelos passaram pela TGM. 

Informações à imprensa
JSM Comunicação
Jaqueline Stamato Taube

jaqueline.stamato@jsmcomunicacao.com.br
Fone: (16) 9 9221.2613 

0 Comments

Turbinas brasileiras lideram mercado latino americano

2/2/2016

0 Comments

 
Imagem
Equipamento de 65 MW gera energia na CGN 
Picture
Turbina TGM de 35 MW em operação na Ingenio Magdalena

Multinacional brasileira tem grande prestígio em terras latinas por desenvolver aplicação em tecnologia,
​oferecer estrutura de atendimento e ser fortalecida mundialmente

A maior turbina a vapor desenvolvida e fabricada com tecnologia 100% brasileira é um dos projetos diferenciados da TGM para geração de energia elétrica. Em plena operação na Companhia Guatemalteca de Níquel (Guatemalteco Nickel Company SA - CGN), subsidiária da Solway Investment Group Limited, a Turbina tem capacidade para abastecer cerca de 300 mil residências brasileiras, cujo consumo médio de energia é de 157 kwh.
 
A turbina de condensação da CGN com 65 MW de potência, além de trazer competitividade para a indústria, pelo simples fato de disputar mercado em nível de igualdade com tecnologias estrangeiras, a CT 63 apresenta outro diferencial interessante: visa maior economia de combustível da planta, tanto que foi projetado um ciclo regenerativo composto de múltiplas tomadas de vapor para o reaquecimento da água de alimentação da caldeira.
 
Outras características que contemplam esta turbina são: pressão do vapor de admissão de 96 bar (a) e temperatura de 518ºC. Por se tratar de um acionamento direto de gerador, a rotação da Turbina CT 63 é de 3.600 RPM e é classificada como a turbina de maior porte entre as mais de mil já fabricadas pela TGM até o momento.
 
“Uma grande obra de arte”, assim disse Antonio Gallati, diretor da TGM, ao ver o equipamento operando em planta estrangeira. Satisfação essa que também pode ser comprovada em uma carta endereçada ao gerente de vendas internacionais da TGM, Samuel Garcia Alves, assinada pelo chefe de manutenção de Turbina, Vladimir Kozyrchikov, da PRONICO (Companhia Processadora de Níquel Izabal), subsidiária da Solway Investment Group.
 
“Em nossa estação Termoelétrica da planta processadora PRONICO, o equipamento fabricado pela TGM, em especial à Turbina CT 63, foi montado e está operando exitosamente”, narrou Kozyrchikov.
 
Guatemala inspira energias renováveis – Outra Unidade da Guatemala, a Ingenio Magdalena SA (IMSA), também possui Turbinas TGM. A planta de açúcar e etanol, que está em atividade desde 1983, é a única do Grupo voltada para energias renováveis e trabalha com dois modelos: duas TM 25000 A e uma TM 50000 A para geração de energia. A Ingenio Magdalena é a Usina de maior capacidade de moagem da Guatemala e uma das maiores da América Latina. Tem produção de energia elétrica por cogeração, com 220 MW instalados.
 
Para dar todo atendimento e apoio a essas plantas industriais na Guatemala, a TGM possui uma oficina autorizada – a Tecnomecânica para realizar serviços e fornecer peças em turbinas e redutores TGM ou de outros fabricantes.
 
“Esse apoio reflete, positivamente e diretamente, na redução dos custos logísticos, aumenta a disponibilidade operacional e garante toda confiança e segurança aos clientes”, comentou Samuel Garcia Alves, gerente de vendas internacional da TGM ao afirmar que a empresa oferece resultados superiores do mercado.
 
No período de 2013 a 2015, a TGM já instalou mais de 105 turbinas no mundo. Só na América Latina, a empresa já vendeu mais de 82 turbinas a vapor, o que fideliza total prestígio pela multinacional brasileira por desenvolver aplicação de alta tecnologia.
 
 
Sobre a TGM
Sediada em Sertãozinho, SP, a TGM possui outras três unidades sendo: Maceió, AL, São José dos Campos, SP e em Nürnberg, na Alemanha. Com infraestrutura e tecnologia avançadas, equiparadas às maiores fábricas do mundo, a TGM é considerada a maior empresa da América Latina no segmento de turbinas a vapor, redutores e serviços. Está presente em mais de 40 países com mais de 550 clientes atendidos anualmente. Em equipamentos novos são mais de 1.000 turbinas, 1.300 redutores planetários e 550 redutores de eixos paralelos fabricados. Em serviços como revisão, recuperação, modernização e outros mais de 2.800 turbinas, 2.000 redutores planetários e 1.000 redutores de eixos paralelos passaram pela TGM. 

Informações à imprensa
JSM Comunicação
Jaqueline Stamato Taube

jaqueline.stamato@jsmcomunicacao.com.br
Fone: (16) 9 9221.2613 
0 Comments

Klabin realiza overhaul em turbina a vapor de contrapressão e traz melhoria no equipamento

2/2/2016

0 Comments

 
Imagem
Picture

Modernização trouxe ganhos na confiabilidade e segurança operacional, bem como trouxe um
​aumento significativo de 7,5% na potência

A Klabin, Unidade de Telêmaco Borba, PR, Brasil, possui uma turbina a vapor de contrapressão BBC Brown Boveri com potência de 20 MW, adquirida em 1977. Esta turbina sofreu um acidente operacional, em 2002, que necessitou entrar em operação para ter maior disponibilidade de energia elétrica na planta.
 
Em 2009, a TGM aplicou sua tecnologia de overhaul na turbina, na qual foi identificada uma oportunidade de melhoria na eficiência do equipamento sendo que, ao final da modernização, houve um aumento de 7,5% na potência gerada pelo turbogerador, o que representa uma potência de aproximadamente 1500 kW.
 
Considerando uma disponibilidade de máquina igual a 80% e um preço da energia elétrica de R$ 150,00/MW-h, o retorno do investimento é de aproximadamente sete anos.
 
A modernização do canal aerotermodinâmico possibilitou um aumento real da eficiência do equipamento e o consumo específico de vapor que reduziu em 0,73 kg/kW-h. Já a modernização do sistema de controle trouxe ganhos na confiabilidade e segurança operacional da turbina a vapor.
 
O serviço realizado contemplou o projeto, a fabricação e a substituição dos conjuntos rotativo e estacionário da turbina a vapor. Além disso, a TGM realizou a montagem, a supervisão de instalação, o comissionamento e o start up do equipamento em campo. Após a montagem do equipamento, foi realizado teste de performance na turbina e aprovada pela efetividade dos serviços prestados.
 
Sobre a TGM
Sediada em Sertãozinho, SP, a TGM constitui as Unidades de Turbinas, Transmissões e Serviços, possui também outras três empresas sendo em Maceió, AL, em São José dos Campos, SP e em Nürnberg, na Alemanha e está presente em mais de 40 países com mais de 550 clientes atendidos anualmente. Com infraestrutura e tecnologia avançadas, equiparadas às maiores fábricas do mundo, a TGM é considerada a maior empresa da América Latina no segmento de turbinas a vapor, redutores e serviços. Em equipamentos novos são mais de 1.000 turbinas, 1.300 redutores planetários e 550 redutores de eixos paralelos fabricados. Em serviços como revisão, recuperação, modernização e outros mais de 2.800 turbinas, 2.000 redutores planetários e 1.000 redutores de eixos paralelos passaram pela TGM. 


Informações à imprensa
JSM Comunicação
Jaqueline Stamato Taube

jaqueline.stamato@jsmcomunicacao.com.br
Fone: (16) 9 9221.2613 
0 Comments

International Paper gera energia com Turbina TGM

2/2/2016

0 Comments

 
Imagem

Turbina é a mais nova solução instalada em empresa líder global do setor de embalagens, papel e celulose.
​Investimento trouxe rentabilidade e maximização no processo

A renomada empresa do setor de papel, embalagens e distribuição – a International Paper, presente há mais de 50 anos no Brasil, investiu em uma Turbina TGM de reação, modelo BT 40, de alta eficiência. Com duas fábricas de papel e celulose em Mogi Guaçu e Luiz Antônio, no interior do Estado de São Paulo, Brasil e uma fábrica de papel em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, Brasil, juntas, possuem capacidade para produção de um milhão de toneladas de papel por ano.
 
Esta turbina gera 14 MW de energia elétrica e opera 29 bar (a) de pressão e 350 ºC. O equipamento substituiu um antigo existente na Unidade de Mogi Guaçu, da década de 70, cujo trabalho foi fruto de longos anos de estudo a fim de viabilizar um Projeto de geração de energia elétrica que atendesse a demanda de vapor do processo da fábrica, gerando o máximo de energia possível de forma econômica.
 
O Projeto também previa que a nova Unidade de geração de energia entrasse em operação no prazo de 12 meses, a contar do início da execução. Segundo o gerente de desenvolvimento de negócios da TGM, Carlos Paletta, este prazo foi concluído com sucesso.
 
“Ao final do projeto, a equipe da International Paper, juntamente com a TGM, ficou satisfeita com o trabalho, pois o mesmo foi finalizado com sucesso, no qual foi necessário juntar toda a experiência dos envolvidos devido aos inúmeros desafios encontrados”, disse Paletta.
 
“Toda a complexidade do Projeto prova que a indústria nacional tem condições de atender o alto nível de excelência do setor de papel e celulose no Brasil, entretanto, com um grau de investimento inferior se comparado aos equipamentos importados, mas sempre preservando a mesma eficácia e eficiência”, finalizou Paletta.
 
Sobre a TGM
Sediada em Sertãozinho, SP, a TGM constitui as Unidades de Turbinas, Transmissões e Serviços, possui também outras três empresas sendo em Maceió, AL, em São José dos Campos, SP e em Nürnberg, na Alemanha e está presente em mais de 40 países com mais de 550 clientes atendidos anualmente. Com infraestrutura e tecnologia avançadas, equiparadas às maiores fábricas do mundo, a TGM é considerada a maior empresa da América Latina no segmento de turbinas a vapor, redutores e serviços. Em equipamentos novos são mais de 1.000 turbinas, 1.300 redutores planetários e 550 redutores de eixos paralelos fabricados. Em serviços como revisão, recuperação, modernização e outros mais de 2.800 turbinas, 2.000 redutores planetários e 1.000 redutores de eixos paralelos passaram pela TGM. 


Informações à imprensa
JSM Comunicação
Jaqueline Stamato Taube

jaqueline.stamato@jsmcomunicacao.com.br
Fone: (16) 9 9221.2613 
0 Comments

Indústrias de Celulose e Papel utilizam com notoriedade produtos e serviços TGM

2/2/2016

0 Comments

 
Imagem

Segurança, eficiência e disponibilidade operacional são os três pilares fundamentais de uma indústria

A TGM, multinacional brasileira, está instalando pelo mundo turbinas, redutores e realizando importantes serviços em diversos segmentos industriais. A perspicácia da empresa supri todas as necessidades do cliente e está focada nos três pilares fundamentais de uma indústria: maior segurança, maior eficiência e maior disponibilidade operacional.
 
Com tecnologia própria, a TGM tem know-how em soluções para fornecer turbogeradores completos de até 150 MW, oferece também projetos, consultorias em balanço térmico e aplicação de equipamentos. Como parte do escopo de indústrias de Celulose & Papel, a empresa fornece também linhas de redutores industriais como de eixos paralelos e planetários.
 
Empresas do Norte a Sul do Brasil adotam as turbinas, redutores e serviços TGM tais como: BSC, Camabará, Cenibra, Fibria, International Paper, Iguaçú, Irani, Lwarcel, Klabin, Paraibuna, Santa Maria, Suzano, Nobrecel, Orsa e Rigesa. No exterior são elas: AEE, Albbruck, Celulosa Argentina, CPP, Fanapel, Masisa, Papel Missioneiro, Mreal, Sappi, SCA, Swedspan e outras.
 
Além de produtos, a TGM se especializou em serviços de qualquer equipamento e qualquer fabricante, deixando-os em condições de operarem na sua forma construtiva original. Dentre os principais serviços estão: Revisão e Reparos; Repotenciamento; Modernização; Recuperação e Reforma; Balanceamento; Engenharia Reversa; Instalação e Startup; Inspeção e Monitoramento; Sobressalentes e Peças; Manutenção Planejada e Contratos em Longo Prazo. Possui também equipes focadas e dedicadas para garantir atendimento durante 24h nos 365 dias do ano.
 
Sobre a TGM
Sediada em Sertãozinho, SP, a TGM constitui as Unidades de Turbinas, Transmissões e Serviços, possui também outras três empresas sendo em Maceió, AL, em São José dos Campos, SP e em Nürnberg, na Alemanha e está presente em mais de 40 países com mais de 550 clientes atendidos anualmente. Com infraestrutura e tecnologia avançadas, equiparadas às maiores fábricas do mundo, a TGM é considerada a maior empresa da América Latina no segmento de turbinas a vapor, redutores e serviços. Em equipamentos novos são mais de 1.000 turbinas, 1.300 redutores planetários e 550 redutores de eixos paralelos fabricados. Em serviços como revisão, recuperação, modernização e outros mais de 2.800 turbinas, 2.000 redutores planetários e 1.000 redutores de eixos paralelos passaram pela TGM. 


Informações à imprensa
JSM Comunicação
Jaqueline Stamato Taube

jaqueline.stamato@jsmcomunicacao.com.br
Fone: (16) 9 9221.2613 
0 Comments

    Autor

    Jaqueline Stamato
    Assessora de Imprensa

    Arquivos

    October 2018
    September 2018
    August 2018
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    June 2017
    December 2016
    November 2016
    August 2016
    May 2016
    March 2016
    February 2016
    October 2015
    July 2015
    June 2015
    May 2015
    March 2015
    November 2014
    October 2014
    August 2014
    July 2014
    May 2014
    April 2014
    March 2014

    Categorias

    All
    Cantões Da Cana
    Coaching Digital
    Cogeração De Energia
    Destilaria Melhoramentos
    Hospedagem Nuvem
    Planetário G3 Full

    RSS Feed

MOBILE +39 348 131 8374
jaqueline.stamato@jsmcomunicacao.com.br
© JSM Comunicação | 2014 | Todos os Direitos Reservados